Como se apresentar para uma entrevista 1

Autor: Darci Garçon
Fale com o autor
www.incorporese.com.br

Sem dúvida, o impacto inicial que o entrevistador tem do candidato é muito marcante. Desde a sua entrada na sala, ele estará reparando em como você se veste e como você se comporta.

Você não precisa estar “chique no úrtimo”, mas deve obedecer algumas regras essenciais.

Os homens, por exemplo, penteados, de barba feita e, se possível, de paletó e gravata, mesmo que o cargo não o requeira. De qualquer forma, roupa impecavelmente limpa e passada. É preciso deixar a impressão de banho tomado recentemente. Cheiro de corpo, o popular cc, é o pior cartão de visitas que uma candidato pode apresentar. Os sapatos devem estar limpos e engraxados.

As mulheres bem vestidas, com cores neutras, de preferência. Vestidos muito curtos ou decotes ousados e excesso de perfume, contam pontos contra. Jamais deixar a impressão de “perua”. Os selecionadores podem imaginar vários pontos negativos a essa imagem.

Quando a apresentação de um candidato - homem ou mulher - é ruim, ou seja, se estiver mal cuidado, a associação que se faz é que é confuso, desorganizado. Seu trabalho não é limpo e é pouco cuidadoso com as suas responsabilidades. Não se pode correr o risco de perder uma oportunidade profissional por esse tipo de descuido logo no primeiro contato.

A discrição é outro aspecto a ser considerado para formar a primeira imagem. Entrar para um entrevista muito alegre, muito falante ou com excesso de liberdade com o entrevistador, na certa, vai atrapalhar. Você será, de cara, considerado um inconveniente. Assim, no primeiro contato com o entrevistador, entre de forma simpática mas cautelosa.

Este assunto será abordado com mais detalhes oportunamente.

*Formado em Pedagogia pela USP, Darci Garçon é head hunter, sócio-diretor da TAG Consultores trabalha há 40 anos em Recursos Humanos.

Voltar

© IntelectoRH Todos os Direitos Reservados